Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński
English Polski Deutsch Español Françias Italiano Português

Conferência de imprensa em Varsóvia do dia 15 de Fevereiro de 2007

A Beatificação do Pe. EstanislauPapczyński, Fundador da Congregação dos Padres Marianos vai realizar-se no dia 16 de Setembro em Licheń. As cerimónias serão presididas pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado da Santa Sé. Esta notícia foi divulgada pelos Padres Marianos durante uma conferência de imprensa em Varsóvia.

Segundo os Marianos, os testemunhos das pessoas que receberam graças de Deus por intercessão do Pe. Papczyński referem-se frequentemente à saúde de mães grávidas e dos seus filhos ainda não nascidos, a alunos com dificuldades de ensino e a pessoas dependentes do álcool.

Neste ano celebra-se o 306º aniversário da morte do Pe. Papczyński. Os Marianos iniciaram a empreender esforços para a beatificação do seu Fundador 50 anos após a sua morte. Infelizmente, os acontecimentos dramáticos da história da Polónia – a perda da independência e as duas Grandes Guerras Mundiais – atrasaram significativamente o processo de beatificação, o qual foi reaberto em 1952. Em 1992 foi promulgado o decreto acerca da heroicidade das virtudes do Pe. Estanislau Papczyński.

Em 2001 ocorreu o milagre por intercessão do Fundador dos Marianos, o qual foi aprovado por decreto do Papa Bento XVI no ano de 2006. Os familiares da mulher grávida, à qual os médicos tinham diagnosticado a morte do feto, pediram auxílio a Deus por intercessão do Pe. Papczyński e, alguns dias depois, após novos exames, os médicos constataram que o bébé vivia e desenvolvia-se. No entanto, os Marianos não sabem se a mulher felizarda e o seu filho estarão presentes na Beatificação.

O Superior Geral da Congregação dos Padres Marianos, Pe. Jan Mikołaj Rokosz, explicou o motivo da realização da Beatificação no dia 16 de Setembro em Licheń. O Papa Bento XVI reintroduziu o costume de beatificar os Servos de Deus no país em que eles viveram. Por sua vez, Licheń é um Santuário Mariano sob a custódia dos Padres Marianos, cujo carisma é a divulgação da devoção à Imaculada Conceição da Virgem Maria. O Pe. Papczyński foi um grande venerador de Maria Imaculada, o que justifica que a sua beatificação se realize num Santuário Mariano. Quanto à data, foi escolhido o dia 16 de Setembro, uma vez que o Pe. Papczyński faleceu a 17 de Setembro e, por isso, a Beatificação realizar-se-á na vigília da sua morte.

O Pe. Wojciech Skóra, Postulador Geral do processo de beatificação do Pe. Papczyński, mencionou as suas características mais importantes: espírito de consequência diante das dificuldades, contínuo desenvolvimento intelectual, visão e explicação da realidade em perspectiva de fé, espírito de fé e de sacrifício, obediência à Igreja, sensibilidade para com os pobres. O Pe. Papczyński não só afirmou que cada homem é chamado à santidade, mas dedicou-se também ao serviço social.

O Pe. Paweł Naumowicz, Superior da Província da Providência Divina na Polónia, falou acerca dos preparativos da Congregação para a Beatificação. Sobretudo é uma questão de estudo e de oração. Surgiu uma Comissão para a preparação da Beatificação em Licheń; os Marianos publicaram um livro disponível em quatro línguas (inglês, polaco, português e espanhol) com textos acerca do Pe. Papczyński. Foram também publicados dois tomos com testemunhos acerca das graças recebidas por intercessão do Fundador dos Marianos. É intenção dos Marianos divulgar o culto do Pe. Papczyński na Lituânia e na Ucrânia, por isso, serão também convidados fiéis destes países para a cerimónia da Beatificação.

KAI (im //mr)