Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński
English Polski Deutsch Español Françias Italiano Português

Reconstituição do rosto do Pe. Estanislau Papczyński

Uma equipa de peritos da Faculdade de Medicina Legal da Academia de Medicina de Poznań, na Polónia, reconstituiu o rosto do Pe. Estanislau Papczyński com o auxílio de tecnologia informática.
O principal motivo que incentivou os Marianos a recorrer à investigação científica para reconstruir o rosto do Pe. Papczyński foi o facto de os Marianos não possuirem nenhum retrato do seu Fundador elaborado durante a sua vida.

“O retrato do convento de Skórzec, que é reconhecido como o mais antigo retrato do Fundador dos Marianos, surgiu na passagem do século XVII para o século XVIII, mas não se sabe ao certo se este retrato foi pintado ainda durante a vida do Pe. Papczyński ou se após a sua morte, sendo meramente fruto da imaginação do artista” – explicou o Pe. Pawel Naumowicz, Superior da Provincia Polaca dos Marianos na Polónia.

Por esta razão, os Marianos decidiram recorrer às tecnologias informáticas para reconstituir o rosto do seu Fundador.

“Sabemos que o rosto de Nicolau Copérnico foi reconstituído com bastante sucesso. Além disso, outras comunidades religiosas também já pensaram acerca disto em relação aos seus fundadores” – afirmou o Pe. Naumowicz.

A reconstituição do rosto do Pe. Papczyński foi realizada por uma equipa de peritos da Faculdade de Medicina Legal da Academia de Medicina de Poznań, utilizando o programa informático “Pol-Sit Reconstruction”.

A fim de reconstituir a face do Pe. Papczyński foi necessário proceder a detalhadas investigações anatómicas da sua caveira. 

“Quando sobrepusemos a imagem da caveira sobre a imagem do rosto reconstituído com base na caveira constatámos que o grau de semelhança entre as duas imagens sobrepostas era bastante elevado, o que nos levou a concluir que a imagem do rosto reconstituído é a mais próxima do rosto original” – escreveram os peritos no seu relatório.

Na opinião do porta-voz do Santuário Mariano de Licheń, Pe. Zbigniew Krochmal, a imagem do rosto reconstituído é quase idêntica à imagem dos retratos existentes.

“Quando olhei pela primeira vez para o resultado do trabalho dos peritos, fui cativado pela benignidade do olhar do Pe. Papczyński e pela candura da sua expressão. Este rosto não contém nenhum sinal dos tormentos que ele suportou durante a sua vida” – afirmou o Pe. Krochmal.

O Pe. Estanislau Papczyński (1631-1701) foi o Fundador da Congregação dos Padres Marianos. Foi um zeloso confessor, promotor da santidade dos leigos e propagador da oração pelas almas do Purgatório. Vai ser beatificado no dia 16 de Setembro de 2007, no Santuário de Nossa Senhora de Licheń.

(KAI – Agência Católica de Informação na Polónia)