Reconstituição do rosto do Pe. Estanislau Papczyński
Uma equipa de peritos da Faculdade de Medicina Legal da Academia de Medicina de Poznań, na Polónia, reconstituiu o rosto do Pe. Estanislau Papczyński com o auxílio de tecnologia informática.
O principal motivo que incentivou os Marianos a recorrer à investigação científica para reconstruir o rosto do Pe. Papczyński foi o facto de os Marianos não possuirem nenhum retrato do seu Fundador elaborado durante a sua vida.
“O retrato do convento de Skórzec, que é reconhecido como o mais antigo retrato do Fundador dos Marianos, surgiu na passagem do século XVII para o século XVIII, mas não se sabe ao certo se este retrato foi pintado ainda durante a vida do Pe. Papczyński ou se após a sua morte, sendo meramente fruto da imaginação do artista” – explicou o Pe. Pawel Naumowicz, Superior da Provincia Polaca dos Marianos na Polónia.
Por esta razão, os Marianos decidiram recorrer às tecnologias informáticas para reconstituir o rosto do seu Fundador.
“Sabemos que o rosto de Nicolau Copérnico foi reconstituído com bastante sucesso. Além disso, outras comunidades religiosas também já pensaram acerca disto em relação aos seus fundadores” – afirmou o Pe. Naumowicz.
A reconstituição do rosto do Pe. Papczyński foi realizada por uma equipa de peritos da Faculdade de Medicina Legal da Academia de Medicina de Poznań, utilizando o programa informático “Pol-Sit Reconstruction”.
A fim de reconstituir a face do Pe. Papczyński foi necessário proceder a detalhadas investigações anatómicas da sua caveira.
“Quando sobrepusemos a imagem da caveira sobre a imagem do rosto reconstituído com base na caveira constatámos que o grau de semelhança entre as duas imagens sobrepostas era bastante elevado, o que nos levou a concluir que a imagem do rosto reconstituído é a mais próxima do rosto original” – escreveram os peritos no seu relatório.
Na opinião do porta-voz do Santuário Mariano de Licheń, Pe. Zbigniew Krochmal, a imagem do rosto reconstituído é quase idêntica à imagem dos retratos existentes.
“Quando olhei pela primeira vez para o resultado do trabalho dos peritos, fui cativado pela benignidade do olhar do Pe. Papczyński e pela candura da sua expressão. Este rosto não contém nenhum sinal dos tormentos que ele suportou durante a sua vida” – afirmou o Pe. Krochmal.
O Pe. Estanislau Papczyński (1631-1701) foi o Fundador da Congregação dos Padres Marianos. Foi um zeloso confessor, promotor da santidade dos leigos e propagador da oração pelas almas do Purgatório. Vai ser beatificado no dia 16 de Setembro de 2007, no Santuário de Nossa Senhora de Licheń.
(KAI – Agência Católica de Informação na Polónia)