Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński
English Polski Deutsch Español Françias Italiano Português

Of. Nº 319/2007

Carta Circular do Superior Geral a respeito da preparação direta da Congregação dos Padres Marianos à beatificação do Veneravel Servo de Deus, Padre Estanislau Papczynski

Roma, 27 de agosto de 2007

Queridos Irmãos,

daqui a alguns dias acontecerá a beatificação do Padre Estanislau Papczynski. Já há quase um ano que estamos nos preparando, espiritualmente e materialmente para um dos maiores acontecimentos da história da nossa Congregação. Fazemos dias de recolhimento inspirados nos pensamentos do nosso Fundador, estamos lendo textos escritos por ele, estamos estudando a história da sua vida, discernindo o carisma que ele viveu e nos transmitiu, escrevemos artigos, gravamos entrevistas, filmes, estamos fazendo homilias... etc. Através disso nós mesmos queremos conhecê-lo melhor, o amar e imitar mais, isto é, acolhê-lo de novo e o mostrar a toda a Igreja. Muitos coirmãos, sobretudo da Província da Providência Divina, engajaram-se de todo coração nas atividades de organização das solenidades. Desejamos que elas transcorram bem, de forma bonita e digna e, sobre tudo, que tragam frutos que Deus nos preparou.

Neste momento tão especial da nossa vida, gostaria de convidar a todas as comunidades e a cada um em particular à união através da oração comunitária. Peço que em todas as comunidades do mundo seja celebrada novena pedindo as bênçãos divinas a fim de que as solenidades de beatificação possam transcorrer bem, trazendo bons frutos para a Igreja, a Congregação e cada um de nós. A melhor data para essa novena é de 7 a 15 de setembro.

Santo Agostinho escreveu: Poderíamos perguntar surpresos porque nos convida à oração Aquele que conhece os nossos pedidos, antes que O peçamos, (...), Ele quer pela oração reavivar o nosso desejo, para que saibamos acolher aquilo, que ele nos preparou. Diz a Escritura: “Dilatai os vossos corações”. Este grande dom, que “nenhum olho viu”, pois não possui cor, e “nenhum ouvido ouviu”, pois não é um som, (...), acolheremos melhor quanto maior for nossa fé, mais forte a esperança e maior o desejo (Carta a Proba).

Que a oração dilate os nossos corações para que, preenchidos pelas graças desse acontecimento, ardam de amor para com Deus e próximo e pela fidelidade à nossa vocação. À novena acrescentamos pedido pela recuperação de saúde do Pe. Mark Garrow. Na pessoa dele vemos também todos os coirmãos doentes que com seu sofrimento acolhido com fé e entrega à vontade de Deus, constroem a santidade da Igreja e da Congregação.
Gostaria de informá-los também que, como lembrança da beatificação do Padre Fundador cada mariano receberá, através do superior da sua Província ou Vicariato, a Dezena das Dez Virtudes B.V.M., celebrada pelos primeiros marianos, acompanhada de texto da oração e da sua mensagem espiritual.

Graças à Província Americana de B.V.M. Mãe da Misericórdia, foram impressos os santinhos comemorativos, em todas as línguas que atualmente estão sendo usadas na Congregação. Os superiores dos diversos países poderão levar esses materiais para todos os coirmãos e para os fiéis leigos que vierem para a celebração da beatificação. O irmão André Maczynski pode fornecer-lhes CD com suas versões eletrônicas. Graças a isso, tornar-se-á possível sua reimpressão, em maior número, nos seus próprios países.

Os materiais na versão polonesa estão sendo preparados pelos esforços da Província da Providência Divina. Chama a atenção especial, edição de todas as obras do Padre Papczynski na língua polonesa. Pela primeira vez na história todas as obras do nosso Fundador serão editadas numa língua moderna. Outra importante publicação é a coletânea dos materiais teológico-pastorais a respeito do nosso Fundador, intitulada “Homem de Deus”, também na língua polonesa.
Pensando nos nossos colaboradores leigos e nos fiéis confiados à cura pastoral dos padres marianos, preparou-se uma mensagem comemorativa que, assim como a novena, está sendo acessível na página da Internet www.stanislawpapczynski.org em polonês, inglês e português. Os padres podem anunciar aos fiéis que nesta página estão disponíveis os matérias a respeito do nosso Fundador direcionados a eles.

As casas religiosas e paroquiais podem, junto ao Postulador Geral padre Wojciech Skóra, fazer pedido de relíquias “Ex ossibus”. Os marianos individuais, como também fiéis leigos, podem receber relíquias “Ex habitu”.

Estou anexando a esta carta o programa das solenidades de beatificação. Alegro-me que são muitos os coirmãos de todo o mundo que declararam sua participação nas solenidades. É edificante o testemunho daqueles, que conseguiram substituições nas suas paróquias a fim de poder participar deste acontecimento. Apesar de que, por vários motivos não todos têm possibilidade de se fazerem presentes em Lichen, certamente nestes dias especiais todos estaremos unidos em espírito.
Quero chamar a especial atenção dos coirmãos, além da própria missa de beatificação, para a oração de Laudes presidida por card. Franco Rodé, Prefeito da Congregação da Vida Religiosa e para a Adoração ao Santíssimo Sacramento em ação de graças, à noite após a beatificação. Na segunda-feira, no dia exato de aniversário da morte do nosso Fundador, junto a sua tumba, será celebrada a Santa Missa de ação de graças pelo dom da beatificação, presidida pelo Prefeito da Congregação da V.R.

Que Maria Imaculada esteja conosco neste último período de preparação direta para a beatificação, como também durante as solenidades de beatificação e aquelas que seguirão após beatificação. Que o clima de verdadeira alegria e gratidão que dominou o coração de Maria e foi expresso através do seu “Magnificat”, se faça presente também em nós.

Pe. Jan M. Rokosz MIC
Superior Geral