Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński
English Polski Deutsch Español Françias Italiano Português

Acção de Graças pela Beatificação do Fundador

No dia 20 de Setembro de 2008 celebrou-se solenemente no Convento de Balsamão uma cerimónia de Acção de Graças pela beatificação do Fundador dos Marianos.

O momento alto da celebração começou às 11:00 horas na encosta poente do monte de Balsamão, onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira. Depois da saudação inicial, o Bispo da Diocese, juntamente com o Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, desvelou e inaugurou um Monumento em homenagem ao Fundador dos Marianos. Depois do descerramento do monumento, usou da palavra o Pe. Basileu dos Anjos Pires, MIC, Superior dos Marianos em Portugal, que falou sobre o significado do Monumento e agradeceu a todos os que contribuíram para a sua construção. De seguida, o Bispo da Diocese proferiu uma oração de bênção do monumento ao Bem-aventurado Estanislau, culminada com um aplauso dos participantes e com o entoar do hino dos Marianos.

Durante a homilia, o Bispo da Diocese sublinhou que o Beato Estanislau se distinguiu pela sua consciência de ser um emissário da Misericórdia de Deus e pela sua convicção de que Deus é amor. Por isso, exortou todos os participantes a deixarem-se preencher pelo amor de Deus, a exemplo do Beato Estanislau.

Após a Eucaristia, todos os fiéis tiveram a oportunidade de venerar as relíquias do Beato Estanislau.

Seguiu-se o almoço de confraternização no claustro novo do Convento.

Pelas 15: 00h, deu-se início à Sessão Solene Comemorativa, no salão de festas, sendo membros da mesa: D. António Montes Moreira, que presidiu, Pe. Andrzej Pakuła, MIC, Conselheiro Geral da Congregação dos Marianos, Pe. Basileu Pires, MIC, Superior do Vicariato Português dos Marianos e o Senhor Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Eng. Beraldino Pinto. Esta Sessão Comemorativa, que foi apresentada pelo diácono João Rodrigues, constou do seguinte programa:

1.

Palavra de saudação e de agradecimento do Superior do Vicariato, Pe. Basileu Pires, MIC;

2.

Primeiro momento musical, por um Quarteto de cordas do Grupo Canticorum; que executou as seguintes peças: Jezu, joy of our desiring de J. S. Bach, e Ave Maria de Gounod;

3.

Dramatização de episódios da vida do Bem-aventurado Estanislau, por um grupo de actores do Grupo de Teatro AJAM, dirigido pelo Dr. Acácio Pradinhos.

4.

Segundo momento musical: Aria de J. S. Bach e Arrival of the Queen de Haendel;

5.

Conferência "O Bem-aventurado Estanislau e o anúncio do Evangelho" escrita pelo Pe. Andrzej Pakuła, MIC e proferida pelo Pe. Basileu Pires, MIC;

6.

Terceiro momento musical: Aleluia do Messias de Haendel,

7.

Palavra do Superior Geral através do Pe. Andrzej Pakuła, MIC.

8.

Agradecimentos do Pe. Basileu Pires, MIC


O programa da Celebração Jubilar concluiu, em clima de entusiasmo e alegria, com a actuação do Grupo Cultural e Recreativo de Macedo de Cavaleiros, que executou cantares e danças populares, em frente ao salão de festas de Balsamão.

Associaram-se aos Marianos nesta Celebração Jubilar alguns padres diocesanos e algumas religiosas presentes nesta Diocese, Cooperadores, amigos e benfeitores Marianos, somando no total cerca de 200 pessoas.


View the Photo Gallery